domingo, 25 de janeiro de 2009

Livro não identificado

Livro não identificado
Autor não identificado


Men always mean what they say when they are saying it. Women should only realize that and not hold them to it as a lifetime contract.

O que foi a adolescência nos anos 80... Não tenho a menor idéia de como isso funcione hoje - talvez as garotas agora nem usem mais agendas de papel e marquem todos os seus compromissos no calendário do celular. Mas quando eu estava no colegial, o grande barato do começo do ano era comprar "a" agenda, apenas para depois enchê-la de colagens, anotações, fotos recortadas de revistas, desenhos dos amigos e, eventualmente, um lembrete de que quarta-feira, dia 12, ia ter prova de matemática. Pois o bem mais precioso que eu tenho na vida é a coleção de agendas, diários que escrevo desde os 13 anos, cartas, cartões, bilhetes e todo o resto de uma papelada disposta de qualquer jeito em três grandes caixas que pego de vez em quando para dar uma de Marty McFly (é numa delas que está guardada a carta de Odette de Barros Mott).

Uma dessas agendas traz anotadas as frases que escrevi acima, tiradas de um livro não identificado. Eu não ficaria espantada se fosse alguma coisa do Sidney Sheldon - ei, o cara escrevia Jeannie! - ou de algum outro autor que misturasse romance e aventura nos bizarros anos 80. O que me assusta de verdade é ver que, ainda sem ter passado por nenhum trauma amoroso, aos 16 anos eu já achasse importante anotar frases que mostrassem o quão descompensado é o pensamento afetivo entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: