domingo, 25 de janeiro de 2009

São Paulo por dentro

São Paulo por dentro
Carlos Perrone e Claudio Wakahara (Senac SP, 2000)

E como hoje é aniversário de São Paulo, e como o dia está feio e cinza e chuvoso como muitos imaginam que seja sempre, e como eu resolvi passar o dia em casa escrevendo, eis um livro que mostra um lado da cidade que até mesmo muito paulistano desconhece. O subtítulo - Um guia panorâmico de arquitetura - pode enganar. Ninguém vai encontrar aqui a vista das grandes avenidas, a fileira de prédios da avenida Paulista, o Ibirapuera visto de cima. Trata-se, como diz a introdução do livro, da "arquitetura íntima" de São Paulo, detalhes de edifícios, igrejas, museus e construções históricas que quase sempre passam batido por quem os visita; ou, pior, de lugares que ninguém sabe que existem.

Estão lá os vitrais do Mercado Municipal, os tijolos à vista da Pinacoteca, a parede de vidro do finado bar Riviera, a biblioteca do Mackenzie, as entranhas do Teatro Oficina. Mas a mim encantam especialmente os endereços particulares, como os prédios de Higienópolis e seu ar muito característico dos anos 40 e 50. Tive um namorado que morava no Edifício Parque das Hortênsias, um dos retratados no livro, erguido em 1957 com projeto de Artacho Jurado. Era uma delícia estar ali: um jardim muito bem-cuidado separa o primeiro do segundo bloco de apartamentos e a gente quase se esquece de que está a poucos metros da barulhenta e movimentada avenida Angélica. Na rua Piauí, o Edifício Louveira também tem um jardinzinho entre os blocos. E na avenida Higienópolis ficam os painéis de azulejos desenhados por Burle Marx, no Edifício Prudência. Naquela região, só senti falta, no livro, do Edifício Cinderela: seria bacana ver as fotos do jardim e do salão de festas que fica em sua cobertura.

2 comentários:

Rogério/Ruy disse...

Adoro a arquitetura desses prédios de Higienópolis construídos nos anos 40/50. E o Artacho Jurado era uma figura interessantíssima.

Isabel Pinheiro disse...

Ontem eu confesso que fiquei delirando e pensando num jeito de invadir a cobertura do Cinderela pra fazer ali minha festa de aniversário...