terça-feira, 22 de julho de 2008

... Or not to be

... Or not to be
Marc Etkind (Riverhead Books, 1997)

Ok, isso vai parecer doente: eu me interesso muito por suicídios. Gosto de saber - se é que dá verdadeiramente pra saber - o que levou fulano ou beltrano a se matar. E gosto também da idéia do suicídio como opção de vida e de morte. De vida em sua negação ("isso não serve para mim"), de morte pela escolha ("prefiro morrer dormindo com um monte de comprimidos a sentir a dor da doença até o fim").

Como diz a capa, esse livro é um compêndio de notas suicidas. Bilhetes deixados por gente que se matou por amor, por ódio, por altruísmo, por eutanásia. O homem que me deu esse livro de presente foi um dos poucos que entendeu - eu acho - o fascínio do tema sobre mim. E dele só vou registrar a dedicatória bem humorada para um tema tão difícil:

"..., ..., me salva! O ... nunca me escolhe pra ler, ele sempre pega outro livro. Não agüento mais essa solidão! Se você não me levar contigo, vou me jogar do alto da estante! Adeus mundo cruel................."

Nenhum comentário: