domingo, 27 de julho de 2008

O pedante na cozinha

O pedante na cozinha
Julian Barnes (Rocco, 2008)

Hoje, enquanto eu preparava o almoço, fiquei pensando nesse livrinho recém-lido de Julian Barnes, um escritor que me encantou na primeira Flip. Assim como ele, sou uma pedante na cozinha: não sei me virar muito bem sem ter a receita ao lado, desconfio de qualquer autor que mande medir o peso das gemas e simplesmente me recuso a fazer certas coisas, como desossar uma ave.

Na condição de cozinheiro amador, Barnes presta um enorme serviço a quem gosta de cozinhar e, muitas vezes, se sente intimidado pelos livros do gênero. "Jamais acredite nas fotos", diz, enquanto conta sobre umas costeletas de cordeiro com chicória que, quando prontas, não lembravam em nada a imagem estampada em papel cuchê. Para minha alegria, ele também desce a lenha em receitas mal escritas ("deviam ter um cuidado literário", diz; e eu completo que quem aprende a ler receitas sabe se elas funcionam só de bater o olho). A propósito, o que será que mr. Barnes pensaria da tradução de seu livro, que transformou pudding em pudim? E da revisão, que deixou passar restauranteur e cenouras à Vichy com crase seguida por cenouras a Vichy sem crase no parágrafo seguinte? Creio que desaprovaria.

Nenhum comentário: