segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O caso da estranha fotografia

O caso da estranha fotografia
Stella Carr (Moderna, 2003)

O primeiro livro da série infanto-juvenil Irmãos Encrenca leva o trio Marco, Eloís e Isabel ao litoral norte de São Paulo. A aventura começa já no caminho das férias, quando eles encontram um cadáver no porta-malas de um carro. Depois, topam com uma fotografia... bem, estranha. E ficam sabendo de um misterioso morador das redondezas. Marco e Eloís, os dois garotos, chegam literalmente até a cova do bandido, em Ubatuba. Isabel, mais velha e mais comedida, nem sonha com o perigo em que os irmãos se meteram. Mas no fim tudo se esclarece e dá a deixa para que uma nova encrenca apareça na vida dos três.

Lançada nos anos 70/80 (a indicação acima, de 2003, vale apenas para a edição atual), essa série teve alguns títulos, um mais delicioso que os outros: O fantástico homem do metrô, O incrível roubo da loteca, O segredo do Museu Imperial e O enigma do autódromo de Interlagos, meu favorito, onde aparece o impagável (e surpreendente) vilão Barata Voadora. Não me esqueço da cena em que Isabel vai de espiã a uma festa importante, com um anel-microfone e um brinco-fone-de-ouvido. Pra quem nasceu bem depois dos anos 70, as histórias são meio datadas - em O incrível roubo da loteca, os personagens parodiam antiquíssimos jogadores da Seleção Brasileira de futebol, e em ... Interlagos fala-se de Emerson Fittipaldi e outros pilotos daquela época. Stella Carr escreveu várias outras obras infantis e infanto-juvenis desde os Irmãos Encrenca, algumas bem divertidas. Mas nada supera, na minha memória literária, o prazer de acompanhar as aventuras de Marco, Eloís e Isabel.

Atualização - Muita gente chega ao blog procurando por "resumo de estranha fotografia" no Google. Ok, todo mundo tem o direito de ser preguiçoso. Se você é um deles, porém, que pena: não sabe o que está perdendo por não ler esse livro.

18 comentários:

Anônimo disse...

N'AO TIVE PREGUISSA DE LER TANTO E QUE EU LI O LIVRO MAS N'AO ENTENDI OQUE OS LADR'OES ESTAVAM FAZENDO!

Isabel Pinheiro disse...

Bem, preguiSSa eu tenho certeza que você não teve mesmo...

Anônimo disse...

Adorei o livro é um história super legal e misteriosa.

Anônimo disse...

poow cara preguiça não' só que tipo nem deu tempo pra eu ler a prof. deu 1 semana pra ler --' e fora isso ela ainda boto no feriado ai é sacanagem'

Isabel Pinheiro disse...

Anônimo, dá pra ler em dois dias. E você ganharia muito mais "perdendo" o feriado com essa leitura - no mínimo, ia ter umas aulinhas involuntárias de pontuação e quetais. Ler ajuda a gente a escrever direito.

Anônimo disse...

preguiça não , ! amanhã é meu dia de fazer a leitura oral , então eu tenho que decorar !
--'

Rute disse...

nem acreditei no q li agora..
bah, eu leio esse livro em uma hora, no máximo

Isabel Pinheiro disse...

Go ahead, Rute. Leia mesmo.

Anônimo disse...

não li esse livro ainda,mais pelo resumo parece ser muito legal,vo compra o livro e vou ler...............
vlw
bjs pra todos vcs

Unknown disse...

Esse Livro é muito bom, recomendo a todos>... Leem e vaõ amar essa aventura!

Anônimo disse...

eu nao tenho preguissa to na pagina 60 mas euu quero saber como que eu vou explicar isso para minha professora de portugues se vcs nao sabem o que edebate o onde a gente le o livro o depos conta a historia para a prof mas vcs tem uma ideia como eu posso falar explicar isso pra ela?
sejam rapido isso e pra amanha de tarde dia 12

Isabel Pinheiro disse...

Katiane, pra começar, PREGUIÇA é com cê cedilha (ç). Depois, se você lesse mais, certamente seria capaz de explicar melhor o que precisa fazer - aliás, nem isso: você poderia fazer direto a lição de casa.

Anônimo disse...

e um livro diferente do que eu custumo ler com isso achei um livro legal, misterioso e com isso um final bem interessante mas, como sertas pessoas la de cima não entenderam, os vilões estavam pegando o diamantes de um antigo cemitério de índios

Anônimo disse...

Nossa eu li o livro..
É ótimo, muito incrivél..
Eu o li pra fazer um trabalho na escola, e a escolha do livro foi muito bem feitaa..

Sheila disse...

peguei esse livro hoje no colegio, li o resumo, parece ser muito bom!!

Barata Voadora disse...

É que eu me aposentei da vilanice, agora estou na tiranisse e no twitter..... causando e arrebentando

vitori@ disse...

to lendo o livro!comecei ontem e ja to na pagina 32.
eu to adorando a leitura e pretendo continuar!
olha que eu só´tenho 12 anos e não tenho preguiça de ler!
ja certas pessoas escolhem o caminho da preguiça!

vitori@ disse...

pra começar adoraria que as pessoas não contassem o final da historia como fez o idiota ali encima !
ele não sabe que tem gente que ainda não leu o final?
pois devia saber!
é mesmo um TROXA!