domingo, 8 de junho de 2008

A capital da solidão

A capital da solidão
Roberto Pompeu de Toledo (Objetiva, 2003)

Mais um da categoria "ai como eu queria ter memória suficiente pra guardar tudo isso", como já contei aqui e aqui. Por um certo tempo, tratei de abastecer uma estante excêntrica com livros sobre a história de São Paulo - o Paulística do Paulo Prado, o volume do Saint-Hilaire onde ele passa pela então capitania de SP, o Histórias e tradições da cidade de São Paulo, do Ernani Silva Bruno, e alguns outros. Não importa o quanto sejam clássicos - acho que a obra definitiva sobre minha cidade, pelo menos no que diz respeito ao prazer da leitura, da prosa envolvente, é esse livro de Roberto Pompeu de Toledo.

Como admito ali em cima, não dá pra dizer que eu me lembro do livro inteiro. Uma das exceções é a história da briga entre os Pires e os Camargo, duas famílias poderosas na São Paulo do século 17. Segundo consta, uma morte natural, mas muito esquisita, foi o estopim para que os dois clãs abrissem entre si uma guerra que durou mais de uma década. Com reproduções de fotos, ilustrações e uns poucos mapas, A capital da solidão só tem um defeito: o progresso da cidade segue apenas até o fim do século 19, quando os primeiros automóveis começaram a aparecer. Mas aí já é outra história, e resta esperar que algum editor esperto convença Roberto Pompeu de Toledo a retomá-la.

Nenhum comentário: