domingo, 29 de junho de 2008

O hobbit

O hobbit
J.R.R. Tolkien (Martins Fontes, 2002)

Eu não tenho paciência pra hobbit. Não li O senhor dos anéis, dormi na primeira parte da trilogia em DVD e apesar de ter um fraco enorme por mundos inventados, nunca quis saber como é a Terra Média. Mesmo assim, uma amiga fanática por Tolkien insistiu: num aniversário, me deu de presente O hobbit, que, como vim a saber, é uma espécie de "preqüência" da saga de Frodo e seus amigos na tentativa de, sei lá, salvar o mundo.

E não é que eu gostei? Menos da história, que equilibra partes chatas (muito nome, muito bicho esquisito) com boas cenas de aventura, e mais da narrativa, principalmente quando Tolkien antecipa trechos da trama de um jeito que aumenta o interesse sem estragar a surpresa. Pra um livro pelo qual eu não dava nada, portanto, só reconhecer essa técnica narrativa já foi lucro.

Nenhum comentário: