Fazendo as malas
Danuza Leão (Companhia das Letras, 2008)
É pra ler de uma tacada, de preferência no intervalo entre dois livros mais densos; nada como crônicas leves, divertidas e alto-astral para zerar o cérebro. Melhor ainda, como é o caso, quando o prazer da leitura dá vontade de fazer uma loucura, empacotar tudo e embarcar no primeiro avião - sorte de quem pode sair por aí como Danuza, com liberdade, independência e conhecimento sobre os lugares que vai visitar.
O ideal seria mesmo ter dinheiro suficiente e passar no crivo de Danuza para poder viajar com ela a seus lugares preferidos. Curtir a Feria de Sevilha, hospedar-se na rua de Lisboa onde, segundo Eça, ficava O Ramalhete, de Os Maias, conhecer o hotelzinho onde ela se hospeda há vinte anos em Paris (e bater perna para conhecer seus estilistas japoneses preferidos), pegar carona no carrinho de Luciano para jantar com eles e ver Roma à noite. Ok, Danuza parece inacessível. Mas com grana no bolso e uma companhia que pareça tão divertida quanto ela, Sevilha, Lisboa, Paris e Roma, aqui vou eu.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oba, isabel, estava esperando saber do livro, eu gosto muito da danuza, li o quase tudo dela, também de uma tacada só, e amei. vou ler esse também e adoraria, como vc, ter a companhia de alguém interessante para viajar. A danuza diz que adora viajar sozinha, eu tb sempre fiz isso mas, diferente dela, não acho muita graça não.
beijo,
clara lopez
Oi Clara! Eu também quase sempre viajei sozinha, e gostava muito disso. Ultimamente, tenho preferido companhia. E a vantagem da Danuza é ter amigos em todo canto: em Sevilha ela se encontrou com uma marquesa, em Paris tem uma amiga "de infância", em Roma conheceu o Luciano através de amigos comuns... Assim fica mais fácil. :-)
Bjs
Pois é, isabel, ela foi meio socialite, meio dama da noite durante muito tempo, deve conhecer um horror de gente, e é mesmo uma figura interessantíssima, sobretudo pq escreve muito bem.
E isabel, eu ainda estou atônita com a velocidade com que vc posta e lê, caramba, vc lê muito, isabel, como consegue?
beijo,
clara
O 'dama da noite' aqui é no bom sentido, claro, como hostess de nightclubs...:)
beijo,
clara
Ai, Clara, eu leio rápido e esqueço rápido, também. Mas a maioria dos posts é sobre livros que li há muito tempo! Esse da Danuza não, a gente lê de uma sentada, é curtinho e envolvente. Pra falar sobre a maioria dos livros, porém, eu tenho que ir à estante, folhear de novo, ver o que anotei nas margens (geralmente eles estão anotados), viajar um pouco nas lembranças... :-) É um prazer! Bjs
Postar um comentário