![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMnkjhFlZ1ey8-y_0J7ZTxoqF4YcNbfD3HkrUudIeH1mxWoeVNjuKh81aArQtBr4ZIdbrmPiy9QS_39nLRK6phqlq51coNxSbmEt_MpIZW0MIZkiJHLXBCzj2zb2xIeG4AS6CvuiIRdGEZ/s320/livronobrasil.jpg)
Laurence Hallewell (Edusp, 2005)
Primeiro eu procurei esse livro por sebos de todo o canto. Depois soube que havia sido relançado, numa edição ampliada - mas quase caí pra trás quando vi o preço. Um dia, na Cultura, ele quase me convenceu a comprá-lo, da mesma forma que eu também tentaria convencê-lo. Fiz bem em esperar. Alguns meses depois, ele herdou a biblioteca da avó. E entre as dezenas de volumes que saíram das caixas empoeiradas estava lá a primeira edição de O livro no Brasil, lançado em 1985. E que acabou em minhas mãos.
Não é tão bonita ou portentosa quanto o volume da Edusp, mas o que importa está lá: informações sobre o mercado editorial no Brasil desde que surgiu até meados dos anos 80. O livro não trata, portanto, do significativo surgimento da Companhia das Letras, em 1988, mas isso é o de menos. O que não falta, no volume de 1985, é material para pesquisa. E trabalho.
Atualização (13/11/08) - Demorou, mas aconteceu. Escrevi dois posts sobre o mesmo livro - e com apenas três meses de diferença entre um e outro. Pelo menos não fui incoerente: minha opinião sobre a obra e a historinha de como eu cheguei até ele estão contadas da mesma maneira nos dois textos...
2 comentários:
eu sabia que já havia lido isso em algum lugar, rsrs
Seoman, imagina o vexame se as opiniões fossem diferentes... :-)
Postar um comentário