domingo, 22 de março de 2009

O assassinato de Roger Ackroyd

O assassinato de Roger Ackroyd
Agatha Christie (Globo, 1997)

Até onde eu me lembro, foi esse meu primeiro Agatha Christie - numa edição pequenininha, do falecido Círculo do Livro, que rodava perdida lá em casa. Eu não devia ter mais do que 12 anos; sei disso porque ainda tenho, caindo aos pedaços, alguns volumes de uma coleção da Nova Fronteira com data de 1983, comprados durante as férias de verão numa livraria do Guarujá.

Acho que eu não podia ter começado Agatha Christie por livro melhor. O assassinato de Roger Ackroyd tem um final surpreendente, comparável apenas a Cai o pano, O caso dos dez negrinhos e poucos outros. E não surpreende só pela identidade do assassino, mas pelo jeito como o crime foi pensado. A memória tem dessas coisas engraçadas: de ... Roger Ackroyd ficaram também a lembrança da primeira imagem de Hercule Poirot (que, por muito tempo, foi pra mim o "Pôirô") e a descoberta da palavra "ditafone" - uma que, certamente, nunca mais ouvi em minha vida.

6 comentários:

Thiago Maia disse...

Oi, Isabel.
Escolhi aleatoriamente esse post seu para falar de Agatha Christie.
Há mais de onze anos li a autora pelas primeiras vezes: "Assassinato no campo de golfe" e "Um gato entre os pombos". Confirmei, na época, o que já tinham me dito, ou seja, que os enredos dela são quase, ou na maioria das vezes, indecifráveis. No primeiro, muito principalmente, fiquei fascinado pela revelação final no quebra-cabeça.
Tempos depois li "Assassinato no Expresso do Oriente" e "O caso dos dez negrinhos", que também são, ou são ainda mais surpreendentes. Agora, em "Os crimes ABC" (dos seis que já li, esse e o "Expresso" são os que acho melhores literariamente) que li ano passado, e em "Um crime adormecido" que terminei nessa madrugada, descobri o final, o assassino. Terei ficado amestrado? Ou seriam casos mais dedutíveis mesmo? Se você se lembrar desses e puder comentar...
Ah, deu vontade de ler o "Roger" e vou comprar a recém-lançada edição da Globo de bolso.
Um abraço.

Isabel Pinheiro disse...

Oi, Thiago. Minha memória (se você já leu outros posts do blog, sabe disso) é péssima. Mas eu me lembro muito bem do assassino de "Um gato entre os pombos", "Assassinato...", "O caso dos dez negrinhos". Agora, não consigo me lembrar de jeito nenhum que livro é "Um crime adormecido"! Vou pesquisar no Google.

"Os crimes ABC" eu li há muitos, muitos anos, e pouco me recordo da história. Sei quem não é o assassino, mas isso eu me lembro que parecia óbvio desde o começo. Taí, você me deu uma boa ideia: vou reler esse livro qualquer hora.

Um abraço!

Thiago Maia disse...

Joia, Isabel. Olha, o título original de "Um crime adormecido" é, quase literalmente, Sleeping murder.
Um abraço.
(já li a grande maioria dos posts, gosto muito, e você é uma figuraça :) )

Isabel Pinheiro disse...

Thiago, foi o tempo de eu dar uma olhada no Google e você escrever de novo (adorei o "figuraça", aliás. Não sei se sou mesmo, mas thanks!).

Não consigo me lembrar desse livro; talvez eu não tenha lido. Ainda no Google (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_works_by_Agatha_Christie) há uma lista com todas as obras de AC. Pelo que estou vendo, eu não me lembro de "Death comes as the end", "Destination unknown", "Ordeal by innocence", "The clocks", "Passenger to Frankfurt", "By the pricking of my thumbs" e "Sleeping murder". De todos os outros eu tenho alguma referência, ainda que não me lembre de todos os culpados.

Agora, tem uma coisa: meus livros preferidos de Agatha Christie eu releio sempre, mesmo que saiba quem morreu e quem matou. Adoro descobrir coisas novas a cada leitura. E, nessa mesma lista, descobri que meus livros preferidos são todos do começo da carreira dela: "O adversário secreto", "O homem do terno marrom", "O mistério dos sete relógios", "Os quatro grandes"... Coincidência! Abs

Thiago Maia disse...

Valeu. Um abração!

Rach disse...

AH! eu amo os livros da Agatha chistie!
esse eu tenho em casa mais ainda não li, eu adoro muti o homem do terno marrom, e assassinato no campo de golf, no momento eu estou lendo Poirot perde uma cliente!