sábado, 12 de abril de 2008

Assim te conquistei

Assim te conquistei
Chris Campos (Versar, 2008)

Seria muito injusto dizer que Assim te conquistei é um livro de auto-ajuda amorosa. Mas seu principal defeito passa perto: é colocar ali um pezinho, ainda que disfarçado nas frases edificantes que permeiam cada uma das 30 histórias de amor e relacionamento editadas no volume. Não causa espanto, pois segue a mesma linha de outros dois livros da editora Versar, um sobre lições de vida recebidas dos pais e outro, das mães (não li nenhum deles).

É uma pena, porque a maioria das 30 histórias escolhidas teria tudo para se transformar em belas narrativas literário-jornalísticas. Tem gente que está junta há 1 ano, há 10, há 30, há 50. Hetero e homossexuais. Gente que foi amante antes de virar marido ou mulher. Gente que se amou e hoje é mais feliz como amigo do ex. Eu gostaria de saber mais, por exemplo, sobre Carla e Antônio, que depois de 20 anos de um relacionamento clandestino conseguiram finalmente ficar juntos porque a mulher dele, que sempre soube do caso do marido, resolveu conceder o divórcio. Concedeu por quê? Como descobriu a existência de Carla? Como é que os dois viveram esses 20 anos secretos? Da maneira como o livro foi concebido - relatos curtos e entremeados das tais frases edificantes -, a gente fecha a última página com a sensação de que ainda havia mais história pra contar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. No final, tem um pe sim no nicho auto-ajuda. E nao eh literatura tambem... Um apanhado de historias, perfis que poderiam estar em uma revista com a Claudia ou Nova. Parabens pelo Blog.

Anônimo disse...

Acorde e vá tentar escrever algo melhor... Sinto muito por você, mas acredito que não saiba escrever nada realmente interessante, por isso resolveu criticar negativamente as obras alheias. Faça-me o favor...

Isabel Pinheiro disse...

Bem, eu sinto mais ainda por quem faz comentários ofensivos sem assinar o próprio nome.

Anônimo disse...

muitos dos casais citados ai separaram se que amor neh?