domingo, 10 de maio de 2009

Eu e meu guarda-chuva

Eu e meu guarda-chuva
Hugo Possolo e Branco Mello (Globo, 2001)

No final da tarde, cansada de tanto pensar em trabalho e de encher um arquivo excel com pequenos "xis" (sim, também preciso usar excel às vezes), resolvi me enfiar numa missão suicida: arrumar a estante da sala, que havia virado um depósito de poeira e livros sem qualquer ordem desde que eu troquei o gigantesco aparelho de som que estava ali por uma caixinha pra ouvir música no iPod. Estou cansada, pingando de suor e com dor nas costas de tanto abaixar e levantar, mas pelo menos as três prateleiras do meio estão mais bonitinhas (e consegui trazer todos os livros de cozinha para a sala).

Foi nessa tentativa de arrumação que encontrei Eu e meu guarda-chuva, um livrinho infantil que eu adoro, e que nem sei se é mais legal de ler ou de ouvir - ele vem com um CD cheio de músicas sensacionais; minha preferida, de longe, é Museu ideológico. Pela capa aventureira (surfe num guarda-chuva, à noite?) e pelo título das músicas (outra que não me canso de escutar é Hércules e seu amigo Asterix), dá pra sacar que, de convencional, o livro não tem nada. Feliz combinação das ideias do ator e palhaço Hugo Possolo e do titã Branco Mello com as ilustrações de Rico Lins, ele conta a história de Eugênio, um garoto amarradão no guarda-chuva herdado do avô. Juntos, eles saem pela cidade para tentar descobrir o paradeiro de Jonas, o abajur, que um dia sumiu.

Nenhum comentário: