segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Livraria Siciliano

Livraria Siciliano
São Paulo, SP

Nem sei se a loja ainda existe. Nos anos 70 e 80 havia duas, no shopping Iguatemi, e eu me lembro até do cheiro delas. Minha preferida era a do piso de cima, onde os livros infantis e infanto-juvenis pareciam mais à mostra. Acho que minha edição de Pollyana, que ganhei de presente da avó paterna, foi comprada lá. Lembro da frustração que eu sentia quando perguntava de alguma coisa para os vendedores e eles não tinham ideia do que eu estava falando. E, estranhamente, se não tinha na Siciliano, não tinha em outro lugar - não era hábito da minha mãe frequentar a Cultura e eu sinceramente não me lembro de outras livrarias na minha infância e adolescência.

Hoje, eu só compro na Siciliano e na Saraiva em caso de necessidade urgente e extrema. Não gosto de seu jeito impessoal, do amontoado de coisas à venda, da ostentação de autoajuda, da falta de conhecimento melhor da maioria dos vendedores. Prefiro comprar livros em lugares onde eu sei que eles são bem-tratados, como na Cultura e na Livraria da Vila. A Siciliano dos anos 70 e 80 ficou para trás. Ganhou a memória, que guarda também o shopping antigo e frequentável, hoje irreconhecível para quem, como eu, comeu na lanchonete Jules & Jim e comprou discos na Hi-Fi.

3 comentários:

Mari Mello disse...

Oi, Isabel
Sabe que eu nao gosto de comprar livro em livraria? Geralmente os vendedores sabem tanto quanto eu onde está o livro que eu quero. E ficamos sempre os dois procurando, sendo que ele deveria saber onde está o que procuro. Na Fnac Pinheiros sofro horrores... Entendo você. Não existem mais livreiros, não é? Aqueles carinhas que liam tudo, sabiam tudo. Beijos, leio sempre vc, Mari Mello

Isabel Pinheiro disse...

Queridíssima! Olha, a Cultura é diferente. Quando eu finalmente escrever um post sobre a livraria, vou contar uma história que me deixou mais fã ainda de lá, e que envolvia um conto do Guimarães Rosa.

Agora, livreiro, mesmo, era o Piazza - você chegou a conhecer? Pergunta pro Rodrigo, acho que ele sabe. Eu escrevi sobre ele: http://leiturasisabel.blogspot.com/2009/07/livraria-e-sebo-piazza.html

Beijão

Milena disse...

Concordo plenamente,pensei que fosse só eu,mas toda vez que entro nessas duas livrarias e tento procurar um livro,nunca acho e vejo mil outros nas prateleiras.Auto-ajuda,como ganhar dinheiro,religião e você...Sei lá,ainda saio parecendo um alien só porque queria comprar Clarice Lispector para dar de presente.E a frase que mais ouço ao lado do computador:-não tem senhora!Ontem mesmo disse:-não sei por que continuo entrando aqui...