segunda-feira, 29 de junho de 2009

Livraria Argumento

Livraria Argumento
Rio de Janeiro, RJ

Ir ao Rio de Janeiro sem passar pela Argumento do Leblon (a foto, que eu tirei do site, mostra a fachada de Copacabana) não tem a menor graça - pelo menos para mim. Rata que sou de livraria, geralmente conheço bem os lançamentos da semana; vá lá, os do mês. Mesmo assim, sempre encontro alguma novidade nessa loja carioca. Quando ali estive pela última vez, no final de 2004, levei, entre outros, um infanto-juvenil que contava a história de Dom Pedro I e um volume pequenininho, todo ilustrado e muito bonito, sobre Darwin, nenhum dos quais eu havia visto em São Paulo.

Fora os títulos que falam do Rio de Janeiro, ou dos ícones da cidade. Acho que na Argumento consigo encontrar, a qualquer hora, o livro de receitas do Celeiro, um restaurante quase vizinho à livraria - e que, mesmo depois de reeditado, não fica tão à mostra nem nas grandes livrarias de São Paulo, como a Cultura. E ainda tem o Café Severino, nos fundos da loja, que não prima(va) pelo atendimento simpático nem pelo sabor do pão de queijo (hoje acho que mudou tudo, tem até saladas e pratos rápidos), mas mesmo assim é um lugar bacana pra marcar de encontrar algum amigo carioca e tomar um suco enquanto os assuntos são colocados em dia.

7 comentários:

Carol Arêas disse...

Adoro!

Isabel Pinheiro disse...

Saudade do Rio, Carol? :-)

Eu estive em Toronto há tanto tempo que não me lembro de nenhuma livraria em particular, para escrever por aqui...

Beijos!

Marcelle Rebelo disse...

Queria uma dessas na região oceânica em niterói. Beijos,

vera maria disse...

E vc esqueceu de mencionar o Cafeína, do outro lado da rua, um pouco à frente. Lá é uma paraíso de perdições, ia toda semana quando fazia análise por ali, agora menos, mas me deu saudade...:) Na Argumento uma vez aconteceu uma história engraçada comigo, envolvendo mel...:)
beijo,
clara

Isabel Pinheiro disse...

Eu queria uma dessas aqui em São Paulo, meninas. Com direito a um Cafeína na frente! :-)

Barros (RBA) disse...

Já freqüentei muito a Argumento do Leblon. Depois de fazer aquela pesquisa pelos livros, sempre tenho que tomar um café no Severino. Outra excelente livraria que acho o máximo aqui no Rio é a da Travessa. Durante o tempo que trabalhei na R. Quitanda ia todos os dias na hora do almoço na original da Travessa do Ouvidor no Centro do Rio. Virou uma rede de livrarias enormes e muito bacanas espalhadas pelo Rio.

Carol Arêas disse...

Aqui tem uma cadeia, a Chapters, muito bacana. E sempre com um Starbucks dentro. Vc iria adorar.

E a filial que tem perto da minha casa foi montada dentro de um antigo teatro. É linda demais!