quinta-feira, 24 de julho de 2008

O livro no Brasil

O livro no Brasil
Lawrence Hallewell (Edusp, 2005)

Estávamos na Livraria Cultura quando eu vi essa nova edição - belíssima, caríssima e atualizadíssima - de um livro que eu procurava há tempos e que serviu de bibliografia para várias obras da história literária do país. Ele me incentivou a comprar, mas mesmo com o preço então um pouco menos extorsivo, resolvi deixar para outra hora. Meses depois, ele herdou a biblioteca da avó. E um dos livros que vieram foi esse, ainda na primeira edição, bem mais simplezinha, e que ele me deu de presente junto com mais dois ou três títulos.

Meu interesse pela história do livro no Brasil é focado principalmente nas obras que fizeram sucesso em determinadas épocas e depois caíram no esquecimento - seja porque não eram mesmo tão boas, seja porque o gosto do público mudou. Li, talvez no Brito Broca, que A esfinge, de Afrânio Peixoto, foi um dos grandes sucessos literários das primeiras décadas do século 20. E quem hoje sabe quem foi Afrânio Peixoto, quem já leu A esfinge? Gosto de saber quais foram esses modismos. E de saber quem começou a aventura literária no país - um deles, estrangeiro, foi o tataravô do homem que me deu de presente O livro no Brasil.

Atualização (13/11/08) - Demorou, mas aconteceu. Escrevi dois posts sobre o mesmo livro - e com apenas três meses de diferença entre um e outro. Pelo menos não fui incoerente: minha opinião sobre a obra e a historinha de como eu cheguei até ele estão contadas da mesma maneira nos dois textos...

Nenhum comentário: