domingo, 18 de julho de 2010

O mistério do leão rampante

O mistério do leão rampante
Rodrigo Lacerda (Ateliê Editorial, 2005)

Tem uma coisa que me deixa com muita raiva: livro que termina antes de chegar ao final. Esta edição de O mistério do leão rampante tem 160 páginas - mas a história acaba na 107. É que, ao publicar um volume comemorativo pelos dez anos da obra, a editora incluiu nele um texto chamado Confissões de Fabrius Moore, continuação da trama original. Sem nenhum aviso na capa. Tá certo que sou responsável pela frustração de chegar ao fim da história sem chegar ao fim do livro: não vi, na folha de rosto nem no sumário, que o Confissões... também fazia parte da edição. Mas não costumo ler folha de rosto. Nem sumário.

Tinha vontade de ler O mistério... desde seu lançamento, em 1995, mas, por um motivo ou por outro, não li, o tempo passou e nunca mais encontrei a obra nas lojas. Então fiquei feliz em comprar (por menos da metade do preço, na feirinha da FFCLH, ano passado) esta edição elegante, capa dura, com ilustrações de Negreiros. Os livros têm, para mim, enorme apelo táctil e visual - que acaba sendo inócuo se o que vem dentro não for bacana e bem-escrito. Pois gostei, tanto da história cômica e meio nonsense quanto da narrativa irônica, que dá voz a Valfredo Margarelon. Filho adotivo do Conde de Shropshire, ele vem a público, em 1602, para defender sua prima Maria Margarelon da calúnia a ela imposta por "três elementos nocivos à ordem e aos bons costumes do reino inglês" (um deles, um tal de Guilherme Shakespeare). Mas o comportamento da prima, segundo Valfredo, teve razão de ser: sonhos constantes com o tal leão do título, que levaram a moça primeiro a um estado de apatia profunda e, depois, de amalucada obsessão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isabel, não li quase nenhum dos livros que vc comenta recentemente, mas passo sempre por aqui e gosto de ver como vc trabalha, caramba, e lê muito!
Eu estou bem parada agora, sem cabeça para livros, mas espero poder voltar a eles, me fazem falta.
um abraço,
clara lopez

Thiago Maia disse...

OFF TOPIC:

Viu isso abaixo, Isabel?

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3056623/os-diarios-secretos-de-agatha-christie/?ID=BD6843DB7DA080301041F1186

Um abraço.

Isabella Giordano disse...

Gostei muito desse blog e com certeza vou frequentá-lo bastante. Você é direta, os posts nao sao enormes, falam de angústias que todos temos com algumas leituras ou livros e não fica num devaneio intelectual eterno. Gostei mesmo, nem esperava encontrar algo como seu blog nos tempos atuais (: um beijo!

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo quando li Persuasão, de Jane Austen. A Edição de luxo da Zahar é uma beleza, mas como inclui duas novelas da Jane ao final, me enganou quanto ao final de Persuasão. Fui lendo sem perceber que a história chegava ao fim e isso é muito frustrante!