segunda-feira, 23 de junho de 2008

La Cucina

La Cucina
Marcella Hazan (Companhia das Letras, 2oo1)

Eu tive a sorte de conhecer os textos e as receitas de Marcella Hazan por este livro, uma edição caprichada com ilustrações de um artista plástico de quem gosto muito, o Paulo Pasta. É que em seu título mais conhecido, Fundamentos da cozinha italiana clássica, que eu li um tempo depois, Marcella me pareceu um pouco sisuda demais, coisa de professora que quer prender a atenção dos alunos e não se permite nenhuma brincadeirinha. (Mas pra mim a campeã da "ranzincice" culinária é mesmo Elizabeth Davis, uma autora venerada por mundo e meio da gastronomia.)

Os capítulos seguem a divisão clássica dos livros do gênero: entradas, sopas, massas, peixes, carnes e por aí vai. E, quase melhor que as receitas (teve uma época em que eu praticamente me viciei no Fricassê de frango com folhas de louro), são as histórias que Marcella conta antes de cada uma: a inspiração que teve para criar este ou aquele prato, as técnicas que ajudam a realçar o sabor da comida, os ingredientes descobertos a cada visita ao mercado. Na impossibilidade de freqüentar as aulas de Marcella em Veneza, seus livros são um excelente substituto.

Nenhum comentário: