domingo, 11 de julho de 2010

A melhor seleção do mundo

A melhor seleção do mundo
Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção (Brasiliense, 2010)

A melhor seleção do mundo é a Espanha, como se viu hoje, mas o livro trata mesmo é do time do Brasil. Com ilustrações muito simpáticas de Gustavo Rosa, os autores contam, para crianças, histórias do grupo brasileiro desde que ele surgiu oficialmente, em 1914, quando ganhou de 2 a 0 de um clube chamado Exeter City. Falam da evolução do uniforme canarinho, traçam um panorama da participação do país em Copas do Mundo e, principalmente, falam de jogadores que marcaram época, como Zizinho, Didi, Pelé, Garrincha, Taffarel, Romário e Ronaldo.

Este já é o segundo livro sobre futebol que meu amigo João Carlos Assumpção, o Janca, escreve em parceria com Eugenio Goussinsky. Em 1998, eles lançaram Deuses da Bola, pela editora DBA, também sobre a seleção brasileira. Para minha sorte, tenho os dois livros - e autografados.

2 comentários:

Samuel disse...

Esse livro é muito bonito e bem escrito. Minhas filhas adoraram e pintaram tudinho. Gustavo Rosa é um mestre dos desenhos e da pintura e o João Carlos um escritor e um jornalista talentosíssimo. Já vi uma entrevista dele e é um sujeito que tem pedigree, filho de maestro, por parte de pai, e descendente da família Segall, por parte de mãe. Um abraço, Samuel

Isabel Pinheiro disse...

Samuel, se você o conhecesse pessoalmente, ficaria encantado! um abraço